quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Para ser brega, tem que ter muito estilo

No próximo sábado, 7 de dezembro, acontece aqui em Louveira, a Festa Brega 2013. Os louveirenses já estão se mobilizando para encontrar aquela peça ou conjunto que fará a diferença no evento. Muitos já passaram pelo Brechó Universo Paralelo, garimpando modelitos para a ocasião.

Mas o que é brega, afinal?

O termo brega pode se referir a roupa, decoração, cabelo, maquiagem... 

A origem da palavra é bastante discutida. Uma hipótese é que venha do "Nóbrega" da rua Manuel da Nóbrega, em Salvador - que ficava numa região de meretrício da capital baiana. Uma placa indicando o nome da rua tinha o letreiro gasto, sobrando apenas as duas últimas sílabas.

A partir da década de 1980, o termo "brega" estava diretamente vinculado a um estilo musical, uma vertente "mais cafona". Atualmente, o mundo da moda foi o que mais popularizou o conceito para identificar as pessoas “deselegantes” e “cafonas”, ou seja, aquelas que não se enquadravam nas regras, utilizando sempre do excesso e da extravagância.

Porém, há uma linha tênue entre o brega e o chic, e saltar de um estilo para outro pode ser questão de apenas alguns acessórios. Eu, particularmente, acredito que não há regras para definir exatamente onde acaba o um e onde começa o outro. Assim como o gosto, o conceito de brega ou chic é muito particular, e vai da vivência de cada um. É claro que os exageros acabam sempre direcionando a um estilo mais "brega".

Para ajudá-los nessa divertida tarefa de ser brega por um dia, coloco aqui alguns exemplos (bastante exagerados):






E se precisar de uma ajuda mais personalizada, dê uma passada lá no brechó, que encontraremos o modelo ideal pra você!

Nenhum comentário: